Prescrição II - medicamentos

Para prescrever um medicamentos, na prescrição II, clique na aba "Drogas" para ver a tela dos medicamentos:
para prescrever medicamentos, clique em Drogas

para prescrever medicamentos, clique em Drogas

Ao clicar na aba "drogas" será mostrado um quadro onde poderão ser colocados os dados. É necessário ter:

Os medicamentos da prescrição serão colocados em um painel:
painel onde estarão os medicamentos

O programa faz a seguinte montagem (os valores dos campos estão em maiúsculas):
DIA  MEDICAMENTO  aplicar  DOSE + DILUENTE a cada INTERVALO h, VIA-TEMPO
Como exemplos:
exemplo de painel de medicamentos

Irá resultar na prescrição impressa (1 linha por medicamento):

como ficará na folha impressa

Quando uma prescrição é recuperada a partir do dia anterior, e o medicamento não for prescrito como dose única (que geralmente é o caso com concentrado de hemácias, plasma, vitamina K, etc...) o dia de uso é aumentado em 1. Se a prescrição recuperada  for a do mesmo dia, não é aumentado o dia de uso. Isso é particularmente importante quando o tratamento prevê um um tempo determinado, como no caso de antibióticos. Os medicamentos que serão usados por vários dias podem ser começados como dia zero ou dia um . Temos iniciado com dia zero, a menos que as doses previstas para o dia se façam dentro daquela prescrição (aqui se tratando da folha impressa) ou que as doses sejam uma vez por dia, nestes casos iniciamos com dia um. Assim uma prescrição de garamicina, duas vezes por dia, poderá começar com dia 1, se a primeira dose for às oito e dezesseis horas (as duas administrações na mesma folha de prescrição) e poderá começar com dia 0, se a primeira dose for às 22 horas e a segunda às 10 horas da manhã seguinte, sendo checada em outra folha de prescrição. Isso fica a critério do seu serviço. Para o dia zero, pode-se deixar o campo "dia de uso" em branco ou colocando o número zero. Se colocar o número zero, será mostrado à esquerda do nome da droga. Se deixar em branco, não será colocado número mas se o medicamento não for de dose única, no dia seguinte aparecerá o 1.
Esses dados são gravados em cada prescrição. Se for marcado o dia de uso de forma errada e depois for editada essa prescrição, os dias subsequentes continuarão com o dia errado, ou seja, a alteração de uma prescrição não irá alterar as outras prescrições já gravadas. É preciso ter cuidado com as informações que são colocadas, afinal trata-se de prescrição médica.
 

Clique na lista drogas para escolher entre as opções:
escolha entre um dos medicamentos

Ao clicar na lista de drogas, digite a primeira letra do medicamento desejado, a lista será rolada até o primeiro item com aquela letra (ordem alfabética).

Com a droga selecionada, coloque a dose, em gotas, mg, ml ou o que for adequado. Neste campo a informação pode ser bem detalhada. Imagine que tenha escolhido a aminofilina, pode colocar na dose (1:9) 0,8 ml = aminofilina (1:9) 0,8 ml ... (onde 1:9 significa 1 ml da aminofilina original diluída com mais 9 ml de diluente como água destilada). No caso de medicamentos tópicos sem dose definida, pode colocar neste campo "aplicar".
Coloque o intervalo em horas entre as administrações, não colocando o símbolo "h". O campo não pode ficar em branco nem aceita intervalo zero.
Opções especiais de horários: Caso seja dose única ou que não irá se repetir no dia seguinte, coloque no intervalo a sigla "du" (dose única).
Para o uso da palavra diariamente coloque no campo intervalo a letra t.
Para o uso da palavra contínuo coloque no campo intervalo a letra c.
Coloque a via de administração, como oral, IM, EV em 30 minutos, etc... No caso de medicamentos tópicos pode ser colocado "na lesão de pele", "nos olhos" ou o que for conveniente.
Coloque o dia de uso como foi dita acima e o volume de diluente no caso das aplicações EV.
Após ter colocado o nome da droga, a dose, o intervalo, a via de administração, o dia e o diluente, clique no botão este botão irá colocar o medicamento dentro do painel ao lado do campo para o diluente. O medicamento irá aparecer na lista:o botão + irá colocar o medicamento dentro do painel
Na prescrição, irá aparecer assim:
como ficará na folha impressa
onde (1) significa primeiro dia de uso.

O programa não aceita que coloque duas drogas iguais, com doses iguais, intervalos iguais, etc. No caso de precisar fazer prescrição de duas drogas iguais (como por exemplo, dose de ataque e dose de manutenção), mude o intervalo e ou a via, ou discrimine a aplicação na via de administração , como por exemplo EV e EV (ataque) .

Para retirar o medicamento, clique duas vezes sobre o ícone ao lado do nome da droga clicando duas vezes neste ícone irá retirar o medicamento do painel e o item sairá do painel, voltando para os campos embaixo, onde pode ser editado. O que estiver fora do painel não irá aparecer na prescrição nem será gravado.
Para editar, como por exemplo mudar o intervalo de 8 horas para 12 horas ou mudar a dose, clique duas vezes sobre o ícone, altere os campos e volte a clicar no botão este botão irá colocar o medicamento dentro do painel.

Perto dos campos para a colocação de dados há um botão que chamará a calculadora atalho para a calculadora do Windows (para que funcione é necessário a presença do arquivo calc.exe que fica no diretório do Windows, geralmente C:\Windows\calc.exe). Há também um atalho para o cálculo rápido de número vezes o peso:
atalho para o cálculo rápido Aqui, digite no campo a dose desejada (só o número, como 2,5 ) e clique com o mouse sobre "x Kg" e o campo será preenchido com o valor do número digitado vezes o peso do paciente. Atenção para a necessidade de arredondamento, não   vemos necessidade de prescrever 121 mg de ampicilina, arredonde manualmente.

Alguns medicamentos tem informações como um bulário. No programa de instalação, são colocados os bulários de vários medicamentos sendo que esses bulários podem ser acrescentados, retirados ou alterados na tela de drogas. Apesar de procurar colocar as informações mais importantes e sem erros, não há garantias de que os dados estejam perfeitos, sendo responsabilidade do médico ao prescrever um medicamento, conhecer as características daquele medicamento, como sua indicação, posologia, efeitos colaterais, etc... Os dados então, devem ser checados e alterados conforme as características de cada serviço.
Para ver as características da droga que está na caixa de seleção, clique no botão "Info":
acesso ao bulário
Para ver as características da drogas que já estão na listagem, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que fica ao lado do nome da droga:
acesso ao bulário
Em qualquer um dos métodos, será mostrado uma tela com as informações disponíveis.
informações do bulário

Caso não seja encontrado o arquivo com as informações, será mostrado um diálogo informativo:
este medicamento não tem informações adicionais
No caso de não ter as informações (bulário), elas podem ser colocadas através da tela de drogas.

Se não tiver o medicamento desejado, pode ser colocado agora, digitando o sinal "+" quando então será transferido para a tela de drogas. Ao fechar a tela de drogas, voltará a este ponto.

O botão "atualizar listas" faz a atualização de dados de várias telas de programa, no caso dos arquivos terem sido editados fora do programa. Não há necessidade de usar este botão a menos que os arquivos tenham sido modificados.


Índice da ajuda

volta