Alarmes

A prescrição correta da venóclise ou da nutrição parenteral implica no fornecimento de quantidades adequadas de volume, energia, proteínas e eletrólitos, bem como no respeito de algumas relações entre eles (calorias por grama de aminoácidos, por exemplo) e fatores que são importantes na tolerância da solução : a concentração da glicose do gluconato de cálcio e do potássio, que, se estiverem elevados, podem causar dano vascular e necrose tecidual se extravasados e na relação entre o cálcio e o fósforo que pode formar precipitados, inutilizando a nutrição parenteral.
O programa faz checagens das concentrações cada vez que se altera um componente da prescrição. Assim, se começar a prescrição por glicose 50%,  já será mostrado o aviso e permanecerá ativado até que outros itens diluam a glicose a uma concentração abaixo do limite. O mesmo vale para o gluconato de cálcio.
As soluções com concentrações elevadas de glicose costumam aparecer em casos de pacientes com restrição hídrica ou no tratamento de casos de hipoglicemia.

alarmes do cálcio, potássio e glicose
Se parar o mouse em cima da caixa alarmes (Ca,K,glicose) aparecerá a dica mostrando a concentração destes componentes.

O aviso do alarme só aparecere na primeira parte da prescrição e não impede que esta seja usada, gravada ou impressa.

Concentração de glicose:

A concentração elevada da glicose na solução pode causar dano ao vaso e ao tecido perivascular. Será mostrado um aviso animado quando a concentração de glicose na solução ficar acima de 12,5% . Se não for feita modificação (redução na glicose 50% ou aumento na água destilada), após alguns segundos será mostrado também um aviso esplicativo. Os avisos não impedem a gravação e a impressão dos dados.

aviso animado detalhe do alarme da glicose Se ALARME (1) estiver com a marca e a concentração de glicose estiver elevada, uma barra amarela irá aparecer e alongar (2) e o campo GLICOSE será destacado com a cor vermelha (3) e o item concentração de glicose será indicado (ver figura abaixo à esquerda). Quando a barra estiver com certo tamanho, será desativado o ALARME e mostrado uma mensagem (ver figura abaixo à direita).
aviso de concentração de glicose elevada explicação do aviso

Concentração de gluconato de cálcio:

A concentração de gluconato de cálcio elevada na solução pode causar dano ao vaso e ao tecido perivascular. Será mostrado um aviso animado quando a concentração de cálcio na solução ficar acima do recomendado, de 30 mEq por litro de solu��o, (embora concentrações menores também possam causar lesões sérias com necrose tissular se extravazadas) . Se não for feita modificação nos valores (diminuição do gluconato ou aumento no soro glicosado), após alguns segundos será mostrado também um aviso explicativo. Os avisos não impedem a gravação e a impressão dos dados.
aviso de concentração de cálcio elevado explicação do aviso

Curva de precipitação do cálcio e fósforo

botão para ver a curva de precipitação da solução de cálcio e fósforo

Após a colocação do cálcio e do fósforo pode ser checado se suas concentrações estão dentro dos limites seguros. Clicando no botão será mostrada a curva de precipitação, as concentrações e suas posição representadas por um círculo vermelho para a visualização e mudança das quantidades se for o caso.

curva de precipitação da solução de cálcio e fósforo
Esta curva só será mostrada se:


Potássio: No caso do potássio são feitas duas checagens, na quantidade total do potássio que o paciente está recebendo e na concentração deste na nutrição parenteral ou venóclise.
Diferente também do cálcio e da glicose cujos alarmes tem valores fixos, no caso do potássio eles podem ser alterados.
Para mudar os valores deste alarme, na tela da prescrição I, clique no botão sugestão de preenchimento e localize os campos:

opções do alarme do potássio
Caso alguma dessas opções for deixada em branco ou com valor zero, o alarme será desativado para aquela opção.

Índice da ajuda

volta