Evolução clínica – opções

Na aba "Opções" podem ser selecionados detalhes de como serão colocados os dados na evolução impressa, podem ser selecionadas evoluções anteriores.
evolução clínica - tela de opções
 

Colocação de resultados de exames

Para selecionar se serão colocados resultados de exames, temos várias opções:


evolução clínica - opções para mostrar resultados de exames
 
 

Colocação de curvas (peso, volume, etc...)

Para imprimir na evolução as curvas de peso, volume, energia e proteínas, use as opções:
evolução clínica - opções de impressão de gráficos
Deixe marcado "imprimir gráficos" e escolha quais as curvas deseja imprimir marcando as opções. Dependendo do tamanho da folha pode ser necessário usar mais de uma página, principalmente se na evolução existirem muitos dados, como muitas hipóteses diagnósticas, muitas condutas, texto livre longo, etc...

Novos itens semiológicos e novas condutas

Podem ser colocados outros itens (sinais ou sintomas) semiológicos até o limite de 99 para cada painel (neurológico, cardiológico, respiratório e outros).
Os itens após serem colocados não podem (não devem) ser editados ou excluídos devido às implicações nas evoluções gravadas deste e de outros pacientes. Assim, é necessário ter muito cuidado ao se resolver colocar um novo item semiológico. É impressão dos desenvolvedores deste programa que itens que irão aparecer muito poucas vezes não devem ser colocados de forma permanente, sendo
colocados no quadro do texto livre, evitando o entulhamento dos painéis com consequente poluição visual e dificuldade para a localização de itens.
Sinais que forem permanentes podem ser incluídos como diagnósticos, como artéria umbilical única.
Coloque sempre a grafia correta com cedilha e outros acentos, evite abreviações.
Para colocar um novo item, localize na aba "Opções" o quadro:
colocação de outros itens da semiologia ou da conduta
Escolha o quadro a ser alterado (neurológico, cardiológico, respiratório ou outros).
Digite o texto do item semiológico, sem o número (que será colocado pelo programa).
Digite a senha no campo "senha". Se for a senha original, digite "ok", sem as aspas.
Clique no botão "inserir" .

Como já descrito antes, as condutas constam de uma ação (inicia, aumenta, diminui, suspende ou troca) em algum tipo de tratamento (alimentação, fototerapia, oxigenioterapia, antibioticoterapia, etc...).
Não é possível mudar, retirar ou acrescentar ações, só os tratamentos.
Não é possível mudar ou retirar as condutas devido às implicações sobre as evoluções gravadas deste e de outros pacientes, por isso atenção com a colocação de novas condutas.

Como no caso dos itens semiológicos, tratamentos raramente utilizados devem ter sua descrição no texto livre em vez de serem incluídos permanentemente.
Para colocar um novo tratamento:
Digite o tratamento no campo "item" (mínimo de 3 letras),  colocando sempre a grafia correta com cedilha e outros acentos e evitando abreviações.
Coloque a senha no campo "senha". A senha estará em branco até ser modificada.
Clique no botão "+ itens de conduta"
 

Trocando diagnósticos de outras evoluções.


Se for modificar um diagnóstico ou agrupar vários diagnósticos em um só, pode–se modificar os diagnósticos de outras evoluções, do mesmo paciente ou de vários pacientes. Se quiser retirar um diagnóstico de em vez de trocar, substitua o diagnóstico pelo código 000, que não é associado a diagnósticos.
Para mudar os diagnósticos, coloque a senha, o código do diagnóstico que irá sair, o código do diagnóstico que irá entrar e escolha se a substituição irá ocorrer nas evoluções deste ou de todos os pacientes. Clique no botão executar para fazer a troca. Esta operação é irreversível. Após executada, não é possível desfazer a ação.

trocando diagnósticos

 

Recuperando evoluções de outras datas

Pode ser preciso fazer uma cópia ou segunda via de uma evolução de outra data. Para fazer a recuperação, na aba Opções clique no botão evoluções anteriores para ver a lista das evoluções disponíveis.

evoluções anteriores
Para obter uma segunda via com a mesma data da evolução original deixe a caixa use a data atual sem a marca.
Os gráficos (peso, volume, energia e proteínas) são montados com base em todas os dados disponíveis. Assim as curvas conterão dados de evoluções possivelmente posteriores àquela que está sendo montada (imagine a evolução do primeiro dia com a curva de peso até o décimo dia).
Para evitar que esses gráficos sejam impressos, deixe sem a marca a caixa imprimir gráficos.

volta