Prescrição de drogas de infusão contínua

Dopamina, dobutamina, fentanil, midazolam
Outras drogas

Dopamina, dobutamina, fentanil, midazolam, prostigmina

Essas drogas são tão utilizadas que possuem campos específicos sendo sua utilização ou por bomba de seringa ou bomba de infusão.
A diferença entre as duas formas de uso está na impressão do texto "Bomba de seringa" . Geralmente usamos volumes menores para a bomba de seringa uma vez que só para preencher o equipo da bomba de infusão gasta-se 17 ml de solução.
Se quiser, pode colocar outro volume, no campo volume qsp (de quantidade suficiente para), assinalado pela seta vermelha na figura abaixo. O padrão de 20 ml é sugerido apenas para facilitar o cálculo e otimizar o uso dos mediacamentos.
As drogas são diluídas em soro glicosado 5% ou soro fisiológico e geralmente a infusão é fixa em 1,0 ml por hora. São duas bombas de infusão que podem ser usadas simultaneamente para drogas diferentes, como dopamina e dobutamina em um soro e midazolam e/ou fentanil no outro. Os dados referentes ao volume administrado, calorias e TIG (da glicose 5%) ou do sódio se for usado o soro fisiológico, são somados no total. A participação no total pode ser vista ao parar o mouse sobre a tabela "totais".

Exemplo de prescrição:

Imagine que queira fazer uma infusão de dopamina, em bomba de infusão de seringa (volume total = 20 ml), com infusão de 5 µg/Kg/min . O paciente pesa 1500 g.
Manualmente:
Deve ser lembrado que esse soro dura 20 horas (20 ml da seringa usados a 1 ml por hora).
Dose= 5 * 1,5 * 20 * 60 (dose * peso * horas * minutos) = 9000 microgramas
Se 1 ml de dopamina = 5000 microgramas ,então 9000/5000 = 1,8 ml
Soro glicosado = 20 - 1,8 = 18,2 ml

No programa:
painel para a prescrição de drogas de infusão contínuas
Escolha se o volume será dado como soro glicosado a 5% ou soro fisiológico 0,9% .
No campo volume qsp, coloque o volume total deste soro. Geralmente usamos o valor 20 (que corresponde à seringa de 20 ml).
Marque a opção bomba de seringa (seta 1)
Clique em dopamina, no campo cinza à esquerda. Digite 5 e tecle ENTER (seta 2).

prescrevendo a dopamina

Os campos serão preenchidos :
A dose administrada é mostrada do lado direito do volume (aqui, indicado pela seta 1).

prescrevendo a dopamina

Imagine que queira também colocar dobutamina, na dose de 10 microgramas por Kg por minuto.
Digite no campo cinza, do lado esquerdo da dopamina, 10 e ENTER. O resultado é mostrado abaixo:

prescrevendo a dopamina e a dobutamina

A dose é colocada aproximada , 1,4 ml sendo 9,7 µg/Kg/min e 1,5 ml sendo 10,4 µg/Kg/min. Repare que o soro glicosado foi ajustado para os 20 ml .
A dose é colocada o mais próximo possível do valor desejado, sem ultrapassá-lo. No caso acima, 1,5 ml de dobutamina daria 10,4 µg/Kg/min.
O volume, a energia e a TIG são colocados nos totais.
Na prescrição impressa, esta informação sairá assim:

Bomba de seringa     Infusão : 1,0 ml/h [repetir ao final]
{tig 0,5} S Glicosado 5%................: 16,8 ml
{5,0 µg} dopamina.......................1,8 ml
{9,7 µg} dobutamina.....................1,4 ml

A inclusão da observação de repetir ao final se deve ao fato deste soro acabar antes de 24 horas, sendo então repetido antes da próxima prescrição.
Uma diferença entre a bomba II e a bomba III está no midazolam (Dormonid) que só aparece na bomba II, o resto é igual.
Para suspender a infusão, coloque zeros (ou retire os números) em cada campo onde existam valores e pronto.
Para mudar a velocidade de infusão, pode clicar nos botões "+" e "-", cada clique altera a velocidade de infusão em 0,1 ml/hora.

Dica

Os dados da droga, como posologia e  efeitos podem ser mostrados digitando-se o sinal de interrogação "?" no campo da dose ou do volume daquela droga, será mostrado um quadro com os dados.
bulário das drogas

Concentrações diferentes

O midazolam (Dormonid) no mercado é encontrado em duas apresentações, 1 mg/ml (5 mg em 5 ml) e 5 mg/ml (15 mg em 3 m)l. Originalmente o programa usa 1 mg/ml mas para pacientes pediatricos maiores pode ser mais vantajoso do ponto de vista econômico o uso da solução 5 mg/ml (15 mg em 3 ml). Para alterar a solução usada, clique com o botão direito do mouse sobre "midazolam" e escolha no menu. O item com a marca ao lado é o que será usado:
opções do medicamento
A prostigmina é semelhante, tendo as opções de 500 µg/ml (original) e 100 µg/ml (re-envasada).
O fentanil tem as opções puro (50 µg/ml) e diluído 1:9 (5 µg/ml, este útil para recém-nascidos muito pequenos com doses baixas do sedativo).

Outras drogas

O programa tem campos especiais apenas para as drogas descritas acima, que são de longe as mais usadas na neonatologia. Se quiser prescrever outra droga de forma contínua, por exemplo, tionembutal, use a segunda parte da prescrição, colocando os dados como se fosse uma prescrição de um medicamento comum:
prescrevendo outras drogas de infusão contínua

Os dados acima darão o resultado :
 (1) tionembutal 10 mg + 24 ml AD   , a cada 24 h ,ev, 1 ml/hora.................
Neste caso, se necessário a precisão, deve ser colocado na primeira parte da prescrição, no item "extras" o volume usado para esta infusão contínua.


Índice da ajuda

volta